TÉCNICAS de ARGUMENTAÇÃO – (1ª parte)
1 – TÉCNICA DA CONSEQUÊNCIA
As técnicas de argumentação são importantes para o desenvolvimento do texto.
A primeira técnica que se apresenta é a da CONSEQUÊNCIA. Pretendendo-se desenvolver uma ideia pode-se abordas as consequências POSITIVAS ou NEGATIVAS dessa ideia.
CONSEQUÊNCIA POSITIVA
Vejamos através de um exemplo:
“As greves e os protestos são importantes para unir esforços em torno de um mesmo objetivo, aumentando, assim, as chances de conquistas e avanços nos direitos democráticos, trabalhistas e sociais”[1]
“As greves e os protestos são importantes para unir esforços em torno de um mesmo objetivo, aumentando, assim, as chances de conquistas e avanços nos direitos democráticos, trabalhistas e sociais”
Assim, “unir esforços em torno de um mesmo objetivo” e “avanços nos direitos democráticos, trabalhistas e sociais”, são as consequências positivas das greves. Portanto, ao se deparar com um tema devemos nos perguntar: “Quais são as consequências positivas?” Usaremos então essas consequências e as transformaremos em argumentos, em ideias.
Caso tenha-se uma opinião contrária ao fato, caso queira atacar uma ideia ao invés de defendê-la, então irá destacar as consequências negativas dessa ideia.
CONSEQUÊNCIA NEGATIVA
Vejamos através de um exemplo:
“As greves e os protestos paralisam os serviços, prejudicam as pessoas que precisam desses serviços e podem até mesmo ficar mais violentas e agressivas dependendo do perfil dos envolvidos.”[2]
“As greves e os protestos paralisam os serviços, prejudicam as pessoas que precisam desses serviços e podem até mesmo ficar mais violentas e agressivas dependendo do perfil dos envolvidos.”
Então, “paralisam os serviços” e o risco de “ficar mais violentas e agressivas”, são consequências negativas das greves e dos protestos.
Portanto, ao se deparar com um tema também podemos nos perguntar: “Quais são as consequências negativas?”, e as usaremos para transformá-las em argumentos.
Portanto, ao se deparar com um tema pense em suas consequências positivas e negativas, então defenda suas ideias usando essas consequências. Usar consequências é uma ótima maneira de argumentar e de defender suas ideias. Quando nós usamos as consequências conseguimos ser bem convincentes, conseguimos bem defender nossas ideias.
2 – TÉCNICA DO ARGUMENTO CONDICIONAL
Outro importante elemento da argumentação é o ARGUMENTO CONDICIONAL. É usado para defender uma ideia por meio da condição, ou seja, uma ideia depende de outra.
Se temos dificuldade para conciliar ideias opostas devemos usar o argumento condicional, pois ele é capaz de fazer o equilíbrio entre ideias divergentes.
Vejamos um Exemplo:
“As greves e os protestos são importantes manifestações da democracia, mas eles apenas são válidos se forem pacíficos, pois com violência e agressividade nada é conquistado.”
“As greves e os protestos são importantes manifestações da democracia, mas eles apenas são válidos se forem pacíficos, pois com violência e agressividade nada é conquistado.”
Assim, os protestos são “validos”, mas existe a condição de que eles “não sejam violentos”, que sejam “pacíficos”. Vemos que uma ideia depende de outra e ao destacar essa condição cria-se uma harmonia, um equilíbrio, entre argumentos contrários.
Esse é o argumento condicional, uma ideia depende de outra.
3 – TÉCNICA DA EXPLICAÇÃO
Aproveitando o mesmo texto do exemplo anterior:
“As greves e os protestos são importantes manifestações da democracia, mas eles apenas são válidos se forem pacíficos, pois com violência e agressividade nada é conquistado.”
“As greves e os protestos são importantes manifestações da democracia, mas eles apenas são válidos se forem pacíficos, pois com violência e agressividade nada é conquistado.”
Veja que se faz uma explicação, uma definição, expliquei com minhas próprias palavras os que as greves são, o que significam. Com essa técnica eu explico e faço definições de fatos e de conceitos. A explicação abre espaço para novas ideias. Podemos começar a argumentar nossas ideias a partir de uma explicação.
4 – TÉCNICA DOS EXEMPLOS
“A leitura é muito importante para a formação crítica das pessoas, pois as palavras exercem grande poder sobre a sociedade e elas podem ser muito perigosas se forem usadas para o mal[3]. Hitler, com o poder de seu discurso e de suas palavras, persuadiu e convenceu uma nação inteira de que eles eram uma raça superior, arrastando a Alemanha para a maior guerra de todos os tempos e ceifando milhões de vidas apenas com o poder de suas palavras.”
“A leitura é muito importante para a formação crítica das pessoas, pois as palavras exercem grande poder sobre a sociedade e elas podem ser muito perigosas se forem usadas para o mal. Hitler, com o poder de seu discurso e de suas palavras, persuadiu e convenceu uma nação inteira de que eles eram uma raça superior, arrastando a Alemanha para a maior guerra de todos os tempos e ceifando milhões de vidas apenas com o poder de suas palavras.”
Trata-se de um exemplo de um fato histórico com o objetivo de demonstrar como as palavras são poderosas e como essas exercem poder sobre as pessoas.
Assim, no exemplo, fala-se de Hitler, raça ariana, segunda guerra mundial, tudo que se aprende no ensino fundamental e médio. Tudo que aprendemos ao longo de nossas vidas pode se transformar em exemplos.
Devemos buscar exemplos na história, na geografia, na filosofia, em um documentário, em notícias etc. Enfim, busque exemplos em todos os lugares, porém, desde que tenham relação com o tema em desenvolvimento.
Devemos usar toda nossa bagagem de conhecimento para selecionar exemplos para ilustrar e defender nossa argumentação (opinião).
CUIDADO: O exemplo deve ser breve, veja que no exemplo não se conta a história da segunda guerra mundial, e não podemos encher nosso texto de exemplos pois corremos o risco de perdermos o foco da argumentatividade, assim o exemplo deve ser breve e específico, e só assim ele será eficaz. O excesso de exemplos acaba por transformar o texto em narrativo invés de argumentativo-dissertativo. O uso de um ou dois exemplos é, normalmente, suficiente para se ilustrar a ideia em argumentação.
RESUMINDO:
Para desenvolver e defender suas ideias podemos usar:
[1] HILDALENE PINHEIRO REDAÇÃO – Canal Educação, https://canaleducacao.tv/images/slides/40184_540dde6552954e9fa53c10582b343274.pdf.
[2] HILDALENE PINHEIRO REDAÇÃO – Canal Educação, https://canaleducacao.tv/images/slides/40184_540dde6552954e9fa53c10582b343274.pdf.
[3] HILDALENE PINHEIRO REDAÇÃO – Canal Educação, https://canaleducacao.tv/images/slides/40184_540dde6552954e9fa53c10582b343274.pdf.
https://www.passeidireto.com/search?q=HILDALENE%20PINHEIRO&t=1