Pitacos de História Geral Renascimento e Reforma Religiosa

Compartilhar esse artigo em:

RENASCIMENTO  (Cultural – Comercial – Urbano)

 REFORMA RELIGIOSA

RENASCIMENTO

O RENASCIMENTO foi um movimento que se inicia na Itália por volta do século XV em face ao grande desenvolvimento econômico das cidades (Burgos) italianas (Florença – Genova – Pisa – Milão – entre outras) e de uma forte Burguesia mercantil, que por sua vez vai exercer o monopólio sobre o comércio do Mar Mediterrâneo e das famosas especiarias (cravo – canela – pimenta – noz-moscada etc.).

Também o grande desenvolvimento urbano e a instituição do MECENATO – MECENAS era àquele que patrocinava as artes e os artistas – e neste contexto a Itália passa a ser um centro que vai acabar por difundir novos hábitos, novos valores e novas culturas, que vem a caracterizar esse período – O RENASCIMENTO.

São esses fatores que vão transformar a Itália no BERÇO DO RENASCIMENTO.

Algumas características importantes vão se apresentar nesse período do Renascimento e a  principal delas é o HUMANISMO. Assim, humanista era o sábio, o pensador, que exercia uma pesada crítica à cultura e aos valores medievais, e vai defender o Homem como centro do Universo.[1] É uma revalorização do Homem, O ANTROPOCENTRISMO, também, O RACIONALISMO, ou seja, a RAZÃO passa a ser o grande mote, a grande busca do Homem, e esses fatores vão desenvolver O INDIVIDUALISMO.

Quando nos referimos a esse período da história  observamos três formas de Renascimento: (1) LITERÁRIO; (2) ARTÍSTICO e (3) CIENTÍFICO

No setor LITERÁRIO vamos ter:

Na Itália NICOLAU MAQUIAVEL autor da obra “O PRINCIPE”, se transformando, assim, no primeiro teórico do ABSOLUTISMO MONÁRQUICO.

Na Holanda aparece ERASMO DE ROTTERDAM com sua obra “O ELOGIO A LOUCURA”, que se trata de uma dura crítica aos costumes e a própria Igreja Medieval, abrindo caminho à REFORMA RELIGIOSA.

Na Inglaterra o pai do teatro moderno WLLIAM SHAKESPEARE, com suas tragédias (Otero – Hamlet).

Em Portugal temos LUIZ VAZ DE CAMÕES, com a sua epopeia “OS LUZÍADAS”, exaltando as grandes navegações, em especial a viagem de Vasco da Gama.

Na Espanha a obra prima “DOM QUIXOTE DE LA MANCHA” de MIGUEL DE SERVANTES.

No aspecto ARTÍSTICO teremos:

Na ARQUITETURA: BRAMONT e BRUNELESQUE.

Na ESCULTURA; MICHELANGELO que vai acabar sendo mais conhecido peã pintura do afresco da Capela Cistina e ao lado de LEONARDO DA VINCI, serão considerados gênios universais.

No aspecto CIENTÍFICO

Aparece um grande debate ideológico, de um lado o GEOCENTRISMO, postura defendida pela IGREJA CATÓLICA, que vinha desde tempos antigos, e que afirmava ser a Terra o centro do Universo, e de outro lado os HUMANISTAS que defendiam uma outra ideia, o HELIOCENTRISMO, ou seja, o Sol como centro do Universo.

Este embate a Igreja não vai ver com bons olhos e vai chegar a acusar os pensadores de HERESIA. GIORDANO BRUNO foi queimado na fogueira por defender a ideia do Sol como centro do Universo, e GALILEU GALILEI só não o foi porque se retratou, mas em contrapartida vai passar o resto de sua vida recluso, em um exílio voluntário, em seu lar.

REFORMA RELIGIOSA

Processo que se inicia na Alemanha quando um monge chamado MARTIN LUTERO apresenta 95 teses condenando uma série de práticas da Igreja Católica. A principal delas é a questão das INDULGÊNCIAS.

EXPLICA-SE: em 1517 o Papa Leão X, alegando precisar construir uma nova Catedral de São Pedro, começa a cobrar a INDULGÊNCIA, uma espécie de imposto que recaia sobre os Reinos.

LUTERO, indignado com o ato faz séria acusação à Igreja Católica e ainda aponta a corrupção eclesiástica, Papa que se casa e tem filhos, ou seja, aponta claramente a quebra das normas eclesiásticas que deveriam orientar a Igreja.

Observe-se que internamente, desde o século XII e XIII, a Igreja já vinha sofrendo problemas com as chamadas Heresias, que eram movimentos que ocorriam interna corporis (dentro da própria Igreja) e que em parte contribuíram para minar a autoridade da própria Igreja.

Para completar esse quadro reformista nós vamos ter os interesses da Burguesia na Reforma, isto porque a Igreja condenava a prática da usura (lucros exagerados) e a Burguesia vai ver na Reforma a possibilidade de proteger seus lucros e neste contexto acaba por aparecer o NACIONALISMO.

No século XVI crescia a circulação de riquezas e a isso se acrescia a necessidade cada vez maior de MOEDAS que forçava a colocação em circulação de antigos tesouros. Assim, a expansão econômica exigia um rígido controle, e então surgiram os especialistas. Multiplicavam-se as transações fora dos domínios dos senhores feudais, flexibilizando as relações sociais.

Iniciava-se também, nessa época a centralização do poder político e tal movimento levou a organização coletiva, e livrando-se do senhorio do burgo e criaram um senhorio coletivo que participava das decisões gerais por assembleias. Em função da organização econômica nasciam as monarquias nacionais com um rei que detinha o monopólio da emissão de moeda e com isso os financiadores de empreendimentos; os bancos.

Surge assim os Estados Nacionais onde aparece a figura do Rei, um Rei da Nação Francesa, um Rei da Nação Inglesa, e estes também questionam o porquê de pagar impostos ao Papa que vive na Itália, e essas circunstâncias vão justificar o sucesso da Reforma proposta por LUTERO.

Desta forma a Europa caminhava para o capitalismo comercial e para o Estado Absolutista, formas típicas da Idade Moderna, que veremos a frente.

Assim, os principais reformistas foram: (1) Martinho Lutero; (2) João Calvino e (3) Henrique VIII (anglicanismo)

MARTINHO LUTERO  – na Alemanha, com a ideia da justificativa pela fé.

Mais radical será JOÃO CALVINO, francês, que vai defender a ideia da predestinação pela fé, isto quer dizer o seguinte: segundo CALVINO já há o predestinado, o eleito por Deus, que seria aquele que trabalha e acumula capital. Essa ideia será muito interessante ao CAPITALISMO iniciante e a desenvolveremos posteriormente.

Na Inglaterra o REI HENRIQUE VIII rompe com a Igreja e cria sua própria Igreja A IGREJA NACIONAL DA INGLATERRA – A IGREJA ANGLICANA.

Assim, com base nas ideias de CALVINO a Burguesia vai justificar e legitimar seu trabalho e lucro individual, surgindo desta forma a chamada “ÉTICA PROTESTANTE” que vai impulsionar o desenvolvimento do CAPITALISMO. Também em razão da Burguesia abraçar as ideias de CALVINO dá-se enorme impulso a expansão da Reforma.

CONTRARREFORMA

A Igreja Católica não fica inerte diante da expansão da Reforma na Europa, e ela, a Igreja, faz sua própria reforma, que foi chamada de CONTRARREFORMA.

As decisões da Contrarreforma foram tomadas no famoso CONCÍLIO DE TRENTO e que vai manter todos os Dogmas da Igreja Católica, manter seus Rituais e promover a criação de Seminários. Também será lançado o INDEX, tratando-se de uma lista de livros proibidos de serem lidos pelos católicos. É a censura eclesiástica.

A SANTA INQUISIÇÃO que já existia na Baixa Idade Média vai recrudescer nesses tempos modernos e exercer o máximo da intolerância religiosa para combater e expansão reformista – queimar os hereges era a ordem.

A criação de ordens religiosas para difundir a fé cristã para fora da Europa, e neste sentido a principal delas será a COMPANHIA DE JESUS que vai exercer grande influência na colonização da América.

Tanto o Renascimento como as Reformas Religiosas contribuíram para a formação do pensamento do Homem Moderno.

O Renascimento na mudança da mentalidade e a Reforma com a ruptura da unidade religiosa.

CONTINUAREMOS……

Fonte – TV Cultura Aulas de História Mundial entre outras

História Geral – Filosofia democracia teatro fazem parte de … – Studocu, https://www.studocu.com/pt-br/document/ensino-medio-brasil/historia/historia-geral/9164092.

Pesquisa, Compilação e Adaptação – Prof. Artur Cristiano Arantes

Homepage – https://professorarturarantes.com/


[1] História Geral – Filosofia democracia teatro fazem parte de … – Studocu, https://www.studocu.com/pt-br/document/ensino-medio-brasil/historia/historia-geral/9164092.

Professor Artur Arantes

Com mais de 20 anos de dedicação ao ensino, Prof. Artur Cristiano Arantes é referência para alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos em áreas fundamentais do Direito.

Ultimos Posts

  • All Posts
  • Antropologia Jurídica, História e Teoria Geral do Estado
  • Crônicas e Artigos do Professor
  • Cursos
  • História
  • Medicina Legal
  • Temas de Direito Constitucional
    •   Back
    • Antropologia Jurídica
    • Pitacos de História Geral e Evolução do Estado
    • Ciência Política e Teoria Geral do Estado
    • Sociologia
    •   Back
    • Artigos Publicados
    • Crônicas & Poesias
    • Miscelânea e Links Importantes
    •   Back
    • Direito Constitucional
    • Medicina Legal
    • Responsabilidade Civil
    •   Back
    • Direito Constitucional I
    • Direito Constitucional II
    • Direito Constitucional III
    • Direito Constitucional e Administrativo para Cursos de Gestão
    • Redação e Linguagem Jurídica
Load More

End of Content.

Ficou alguma dúvida?

Respostas de 3

  1. Greetings from Ohio! I’m bored to death at work so I decided to browse your website on my iphone during lunch break. I really like the information you provide here and can’t wait to take a look when I get home. I’m surprised at how fast your blog loaded on my phone .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, awesome site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *