Antropologia Jurídica Tema 10 Violência & Crime

Compartilhar esse artigo em:

1 – ASPECTOS DA VIOLÊNCIA

2 – TIPOS DE VIOLÊNCIA

3 – O CICLO DA VIOLÊNCIA


               Em um sentido amplo podemos dizer que violência é toda atitude ou comportamento que desrespeita as boas relações de convivência social, causando danos a outras pessoas, seres vivos ou objetos (meio ambiente, patrimônio público etc.).

Exemplo: falta de saudações ou atos sócio educacionais como:

bom dia,

obrigado,

licença,

por favor,

aperto de mãos,

manifestações de carinho com os entes queridos.

               Podemos ressaltar também qualquer tipo de preconceito ou racismo como atos de violência inaceitável.

               Em um sentido restrito violência se refere a invasão da autonomia e integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente[1]. Neste caso a violência converte-se em crime, que é a transgressão das regras legais de uma determinada sociedade e, que se comprovada, o ato criminoso sofre sanções penais e legais prescritas ou consuetudinárias[2].


               1 – ASPECTOS DA VIOLÊNCIA


               A violência penetrou em todos os aspectos da vida, ela se manifesta constantemente e cotidianamente:

a) na economia: exploração do homem pelo homem, coação do Estado, dependência material, discriminação do trabalho da mulher, trabalho infantil, imposições injustas etc.;

b) na política: o domínio de um ou vários partidos, o poder do chefe, o totalitarismo, a exclusão dos cidadãos na tomada de decisões, a guerra, a revolução, a luta armada pelo poder etc.;

c) na ideologia: implantação de critérios oficiais, proibição do livre pensamento, subordinação dos meios de comunicação, manipulação da opinião pública, propaganda de conceitos de fundo violento e discriminador que resultam cômodos à elite governante etc.;

d) na religião: submissão dos interesses do indivíduo aos requerimentos clericais, controle severo do pensamento, proibição de outras crenças e perseguição de hereges[3];

e) na família: exploração da mulher, ditado sobre os filhos, agressões etc.;

f) no ensino: autoritarismos de gestores, castigos, proibição de programas livres de ensino etc.;

g) na cultura: censura, exclusão de correntes inovadoras, proibição de editar obras, ditados da burocracia etc.

               Uma das principais características de nossa sociedade é a situação social de paranoia ou sensação de insegurança, isto é, os indivíduos passam a viver em um clima de constante ameaça psicológica, traumatizados pela possibilidade de ser vítima de atos violentos. Uma das causas dessa sensação é a constante propagação e aumento das vitimizações[4] de crimes urbanos.


               2 – TIPOS DE VIOLÊNCIA

Violência Física – A violência física é o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns, murros, estalos e agressões com diversos objetos e queimaduras. A violência física pode ser agravada quando o agressor está sob o efeito do álcool, ou quando possui uma Embriagues Patológica ou um Transtorno Explosivo[5].

Violência Psicológica – A violência psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida[6]. Existem várias formas de violência psicológica, como a mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e de importância, ou como a agressão dissimulada, em que o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior, dependente e culpada. A atitude de oposição e aversão também é um caso de violência psicológica, em que o agressor toma certas atitudes com o intuito de provocar ou menosprezar a vítima[7]. As ameaças de mortes também são um caso de violência psicológica[8].

Violência verbal – A violência verbal é uma forma de violência psicológica[9]. A violência verbal normalmente é utilizada para importunar e incomodar a vida das outras pessoas. Pode ser feita através do silêncio, que muitas vezes é muito mais violento que os métodos utilizados habitualmente, como as ofensas morais (insultos), depreciações e os questionários infindáveis[10].

Violência sexual – Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência física. A violência sexual acaba por englobar o medo, a vergonha e a culpa sentidos pela vítima, mesmo naquelas que acabam por denunciar o agressor, por essa razão, a ocorrência destes crimes tende a ser ocultada.

Negligência – A negligência é o ato de omissão do responsável pela criança, idoso ou outra (pessoa dependente de outrem) em proporcionar as necessidades básicas, necessárias para a sua sobrevivência, para o seu desenvolvimento[11]. Os danos causados pela negligência podem ser permanentes e graves.


               3 – O CICLO DA VIOLÊNCIA


               Quando a violência se manifesta ela já é consequência de diversas orientações dentro das relações sociais. A dinâmica e a complexidade da vida social moderna criam um clima propicio para despertar atitudes antissociais no ser humano. Sendo um fenômeno provocado pela estrutura social e resultante em conflitos que se expressam nos vários grupos no qual fazemos parte. Neste sentido, todo nosso comportamento é determinado por algo exterior a nós. Normalmente as nossas atitudes refletem em consequências de outras gerando um ciclo ou uma teia de relações conflituosas devidas os conjuntos das diversas relações sociais que existem.

FONTES CITADAS EM NOTAS DE RODAPÉ


BIBLIOGRAFIA


BENTO, Mª Aparecida Silva. Cidadania em Preto e Branco. Editora Ática. São Pulo, 2003.

GALLIANO, Alfredo Guilherme. Iniciação à sociologia. São Paulo; Harbra, 1981.

LARAIA, Roque Barros. Cultura – Um conceito antropológico, 17ª Ed. Rio de Janeiro. Editora
VOZ, 2004

SODRÉ, Nelson Werneck; Síntese de História da Cultura Brasileira, São Paulo: Bertrand Brasil,
2003.

BOSI, Alfredo; Cultura Brasileira: Temas e Situações; São Paulo: Editora Ática, 2002.

MOTA, Carlos Guilherme; Ideologia da Cultura Brasileira (1933-1974); São Paulo: Editora
Ática.


[1] CAMINHOS PARA O COMBATE À VIOLÊNCIA URBANA NO BRASIL, https://www.proenem.com.br/enem/redacao/caminhos-para-o-combate-a-violencia-urbana-no-brasil/.

[2] VIOLÊNCIA e CRIME sociologia 2º bimestre – Letras – Passei Direto, https://www.passeidireto.com/arquivo/66313163/violencia-e-crime-sociologia-2-bimestre.

[3] Formas de Violência | PPT – SlideShare, https://pt.slideshare.net/slideshow/formas-de-violncia-professores-2014/34573256.

[4] Sobre vitimização veja leitura complementar obrigatória

[5] Tipos de violência | PDF – SlideShare, https://pt.slideshare.net/slideshow/tipos-de-violncia/25634560.

[6] Tipos de Violência | PPT – SlideShare, https://pt.slideshare.net/slideshow/tipos-de-violncia-42134715/42134715.

[7] Análise a “Lei da Palmada” – Jusbrasil, https://www.jusbrasil.com.br/artigos/analise-a-lei-da-palmada/348956278.

[8] A violência no brasil | PPT – SlideShare, https://pt.slideshare.net/slideshow/a-violncia-no-brasil/14043853.

[9] Compreendendo o Bullying Verbal: Causas, Efeitos e Combate, https://piracicabaparacriancas.com.br/compreendendo-o-bullying-verbal-causas-efeitos-e-combate/.

[10] Juventude e Violência no Mundo Moderno – ppt carregar, https://slideplayer.com.br/slide/3371215.

[11] Violência | PPT – SlideShare, https://pt.slideshare.net/slideshow/violncia-47934007/47934007.

 Pesquisa e compilaçãoProf. Artur Cristiano Arantes

NÃO TEM VALO COMERCIAL

Home – professorarturarantes.com

Professor Artur Arantes

Com mais de 20 anos de dedicação ao ensino, Prof. Artur Cristiano Arantes é referência para alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos em áreas fundamentais do Direito.

Ultimos Posts

  • All Posts
  • Antropologia Jurídica, História e Teoria Geral do Estado
  • Crônicas e Artigos do Professor
  • Cursos
  • Temas de Direito Constitucional
    •   Back
    • Antropologia Jurídica
    • Pitacos de História Geral e Evolução do Estado
    • Ciência Política e Teoria Geral do Estado
    • Sociologia
    •   Back
    • Artigos Publicados
    • Crônicas & Poesias
    • Miscelânea e Links Importantes
    •   Back
    • Direito Constitucional
    • Medicina Legal
    • Responsabilidade Civil
    •   Back
    • Direito Constitucional I
    • Direito Constitucional II
    • Direito Constitucional III
    • Direito Constitucional e Administrativo para Cursos de Gestão
    • Redação e Linguagem Jurídica
Load More

End of Content.

Ficou alguma dúvida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *